domingo, 11 de abril de 2010

OS RAPAZES DE LUZIÂNIA-GO


Neste fim de semana chegou ao fim um mistério que intrigou os brasileiros: o sumiço de 6 rapazes na cidade de Luziânia-Go. Depois de muita especulação a Polícia Federal identificou um pedreiro como responsável pelos desaparecimentos. Preso, ele confessou os crimes e indicou onde estavam os corpos dos jovens. O que espanta muita gente é o fato dele ter ficado preso por 4 anos por pedofilia e ter sido solto por bom comportamento 1 semana antes de cometer o primeiro assassinato. Ele abordava e atraía os rapazes oferecendo dinheiro, depois revelava seus interesses sexuais e os matava a pauladas.
A nossa sociedade, que conecta todo o mundo e nos dá a sensação de proximidade das pessoas, fez com que velhos valores e ensinamentos fossem deixados para trás e passassem a ser substituídos por uma busca incansável por dinheiro.
Esse crime revela, não somente o problema na legislação que coloca psicopatas de volta ao convívio social, mas o fato de uma antiga regra, que era ensinada para as crianças desde a mais tenra idade, ter sido esquecida: a de não falar com estranhos.

Um comentário:

  1. Uma reportagem do jornal nacional mostrou que em 2008 o rapaz passou por avaliação psicológica e foram detectados nele traços de sadismo, algo que poderia inviabilizar seu retorno à sociedade, pelo menos por algum período. No entanto, entramos numa questão bastante delicada, pois uma psiquiatra o avaliou e não detectou qualquer sinal de transtorno mental, tampouco indicou o uso de medicamento controlado. Mais uma vez a opinião dos psicólogos foi desconsiderada em prol do saber médico e mais uma vez isso teve consequências desastrosas.
    Eu penso que nesse caso a justiça não teve tão grande parcela de culpa justamente porque pautou sua decisão em laudos técnicos, o problema é que aparentemente foram desconsideradas opiniões de outros profissionais, como se estes em nada pudessem contribuir. Espero que esses costumes sejam repensados, pois é um retrocesso adotar uma visão unilateral sendo que a tendência é justamente a adoção de várias óticas diferentes em prol do conhecimento ampliado de um fenômeno.

    http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1568428-10406,00-LAUDO+INDICAVA+SINAIS+DE+SADISMO+EM+ASSASSINO.html

    ResponderExcluir