sábado, 14 de agosto de 2010

MESQUITA PRÓXIMA AO GROUND ZERO CAUSA POLÊMICA EM NY.



Neste sábado uma notícia internacional me deixou perplexo. Nos EUA está correndo uma grande polêmica por conta da possível construção de uma mesquita próxima ao Ground Zero, local onde ficavam as torres gêmeas atacadas em 11 de setembro de 2001.
Apesar do apoio do presidente Obama, cerca de 68% da população novaiorquina não apoia o empreendimento, alegando que fere a lembrança dos quase 3.ooo mortos no atentado terrorista.
Obama discursou na Casa Branca durante a quebra do jejun do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos, e defendeu a liberdade de culto, liberdade esta que é garantida por lei.
O que me deixa embasbacado é a falta de leitura de mundo da massa americana. Bom, não tenho acesso ao formato como o assunto é tratado nos EUA, mas é uma falta de bom senso não perceber que os atentados foram cometidos por uma minoria extremista. A maioria dos adeptos ao islã não compactua com o que os terroristas fizeram, mas, mesmo assim, a maioria dos muçulmanos sofrem algum tipo de preconceito. É difícil de entender como uma sociedade dita tão evoluída não consegue ver além do que aparece na mídia e fica presa a esterótipos. A alienação desta sociedade não para de me surpreender. Para muitos deles o local se tornou sagrado. Entendo a dor das famílias, mas essa sensibilidade ficou muito exarcebada e ultrapassou os limites do sentimental. Já se trata de um assunto social, político e econômico. Acho importante lembrar que foram sentimentos extremados como esses que deram origem a figuras temíveis como Adolf Hitler. Lembremos também que foram os americanos que treinaram e armaram os afegãos na luta contra um antigo inimigo, ainda na década de 80: os socialistas de Moscou. Não é uma grande ironia?
Já pensou se essa moda pega? A igreja católica não poderia funcionar em nenhuma parte do mundo, já que seria uma falta de respeito para com as pessoas que foram mortas pela inquisição durante a idade média.
Espero, siceramente, que esta mesquita seja erguida e que a sociedade americana perceba que o mundo não gira em tono de seus interesses únicos e que existe vida e liberdade após os atentados. Nada se pode fazer pelos que já se foram, mas muito ainda pode ser feito em prol dos que ainda vivem e que precisam ter seus direitos e dignidade respeitados.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

OS 10 MANDAMENTOS



Antes de fazer esta postagem no blog, quero deixar claro que não tenho nada contra nenhuma religião nem contra a fé. Meu intuito é apenas fazer indagações que, acredito, afligem a cabeça de muitas pessoas, entretanto somos “proibidos” de levantar tais questionamentos. Confesso que não é fácil pensar dessa forma. Ser crente é mais fácil que ser cético. É muito mais fácil crer no intangível, incalculável, inalcançável, no improvável do que tentar entender por que as coisas são como são.

Não sou estudioso de nenhuma religião. Aliás, quase ninguém é, mas a maioria se sente no direito de falar o que quiser sobre suas crenças ou das crenças que lhe ensinaram.

Não sou ateu. Creio numa força superior que rege os acontecimentos, mas que não interfere neles. Acredito numa força que nos dá “N” possibilidades, mas que não nos pune de forma arbitrária, afinal de contas uma escolha sempre acarreta uma renuncia e esta renuncia, muitas vezes, já pune o autor das escolhas.

Espero que as pessoas, que por ventura leiam meus comentários, possam manter o respeito às opiniões alheias. Com certeza desagradarei a maioria das pessoas, mas se nem J.C. teria agradado, quem sou eu...

Conta a bíblia, que a tábua com os 10 Mandamentos de Deus teria sido entregue a Moisés no monte Sinai no Egito. O interessante é que eles estavam escritos, mas o povo não sabia ler. Então, desde o princípio, a religião que se baseia nestes mandamentos teve de acreditar na leitura de poucos para difusão das leis numa cultura oral.

Eles foram muito importantes na nossa concepção de sociedade, uma vez que determinaram regras de boa convivência e serviram de modelo para algumas de nossas leis contemporâneas. Entretanto eles determinam pecados que, ao meu ver, não existem.

Vou fazer uma análise de cada um deles:

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS - adoro este mandamento! Deus, que não tinha muito que fazer percebeu que estava só. A natureza se auto regulava. Não existiam bons nem maus e, com isso, sua existência era um tédio. Não havia ninguém para adorar suas maravilhas. Foi com esse intuito que ele criou o homem: para adorar as suas criações e a ele mesmo. Desculpem-me a ousadia, mas esse Deus, para mim, é um cara extremamente vaidoso e egocêntrico. Se ele se basta, para que temos que adorá-lo todo o tempo? Isso é coisa de gente insegura e que precisa de auto-afirmação e não atitude de um ser altruísta.
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO – se tem uma coisa que nós fazemos o tempo todo é isto. Chamar a Deus não é mais um clamor. Passou a ser uma simples interjeição. Quem nunca falou: “Ai, meu Deus do céu!” quando se espantou com algo? Ou “Deus é mais!” numa situação de repulsa a algo ou alguém? Esses são apenas alguns exemplos de como seu santo nome anda na boca de todos. Se isso for pecado, nos vemos no inferno.
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA – mais uma vez Deus se mostra vaidoso. Como se já não bastasse termos que agradecer todos os dias pela nossa existência, ainda temos que reservar um dia inteiro para adorá-lo. Dizem que foi o dia em que ele descansou após criar a Terra inteira. Ora, um Deus se cansa?!
4°) HONRAR PAI E MÃE – para mim esse mandamento é o mais fácil de respeitar. Meus pais são exemplos de conduta. São pessoas maravilhosas e que sempre querem meu bem e o de meus irmãos. Honrar pais assim é simples e natural. Mas o que falar de pais que espancam seus filhos durante toda a vida? Merecem ser honrados pelo simples fato de terem concebido aquela alma moribunda? Às vezes, a concepção foi acidental e indesejada. O indivíduo sofre horrores na mão desses pais e ainda tem que respeitá-los?! Faça-me um favor!!! Semana passada um pai armou para assassinar o próprio filho por conta de um prêmio de loteria... Acho que não preciso falar mais nada, não é?!
5°) NÃO MATAR - Acredito que esse foi um dos mais importantes legados dos 10 mandamentos. Se matar um ao outro não fosse visto como pecado o mundo não seria o que é hoje.
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE - esse é o máximo!!! Vamos, quase todos, para o inferno sem escala no purgatório. Eu não me arrependo de nada!!! Só após a invenção do monoteísmo o sexo se tornou tabu. Acredito que pelo fato de ser concorrente de Deus. Se algo tão terreno é capaz de proporcionar tanto prazer, dentre outras benesses, deve ser divino.
7°) NÃO ROUBAR – se roubar fosse permitido, boa parte dos tesouros financeiros das religiões estariam perdidos. Mas acredito no valor deste mandamento que dá sustentação a propriedade privada e ao capitalismo.
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO – se mentir não fosse pecado o mundo não teria chegado ao patamar de conhecimento que existe hoje. Os princípios científicos se baseiam nessa premissa: buscar a verdade.
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO – desde que o próximo não esteja tão próximo, como diz a piadinha infame. Primeiro, desejar não é tomar. Ninguém manda nos seus pensamentos e desejos mais primários; segundo, ninguém toma ninguém de ninguém. Sempre estamos juntos de outras pessoas por algum interesse. Seja afetivo, sexual ou econômico. Se algo fora do nosso relacionamento parece mais interessante, tendemos a ir ao encontro dele; terceiro, as mulheres podem cobiçar o marido alheio?!
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS – esse é uma regra que leva ao cumprimento de outros 4. Se você não cobiça o alheio, não mata, não rouba, não mente e não trai. É só um fechamento e uma reiteração de toda a história.

Bom, é isso! Espero que estes meus pensamentos possam gerar debates bastante prazerosos e frutíferos para todos, pelo menos para mim serão.

segunda-feira, 24 de maio de 2010



No ultimo domingo, 23 de maio de 2010, ocorreu, na cidade de Mata de São João-Ba o III encontro de motociclistas organizados pelo ADR Moto Clube.
O encontro aconteceu na área verde da Igreja N. Srª do Líbano e contou com a participação de cerca de 40 motos vindas de várias cidades como Salvador, Feira de Santana, Santo Amaro, dentre outras e seus pilotos foram recepcionados com um belo café da manhã.
Além do caráter de confraternização dos motociclistas, o real interesse do ADR Moto Clube foi proporcionar um dia de maior cidadania às crianças atendidas pela creche da Igreja N. Srª. do Líbano, já que ocorreu a distribuição de presentes, lanches, além de corte de cabelo. Para Ivan Santos, integrante do ADR MC, o importante é a questão social do evento.
Além do café da manhã na chegada, os motociclistas que participaram deste encontro puderam contar com uma saborosa feijoada antes de partirem com suas máquinas e voltarem para seus lugares de origem, inda mais satisfeitos do que de costume, por terem participado de uma ação tão importante para a comunidade atendida pela paróquia da Igreja N. Srª. do Líbano.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Para quem anda de moto ou é motociclista.



1. Pense que ninguém te vê
Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente
As conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no trânsito começam mal e sempre acabam PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão
Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer asfalto, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você sabe pegar onda, por acaso?)

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja pronto para uma fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe “apareceu de repente”, “veio do nada” ou “eu achei que ele ia… “.

5. Deixe seu ego em casa
As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na avenida são o policial e o Detran.

6. Preste atenção no que está fazendo
Tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente
Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade
Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (e se você tiver acumulado méritos para conhecê-lo!).

10. Cuidado com a calçada
Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistas
Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com carros passando no vermelho
Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o semáforo depois de aberto.

13. Olhe os retrovisores
Olhe os espelhos retrovisores sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veículo for ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frente
No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados
Eles são rápidos e seus motoristas são agressivos. Não imagine que você passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo enfeite na grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca
É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos e em estradas sinuosas e pistas de corrida. “Entre devagar, saia rápido” é há muitos anos a regra dos campeões das pistas.

17. Não acredite na eficiência da polícia florestal
Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios
O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE alguns dedos sobre o freio dianteiro
Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (e talvez até conseguir escapar do impacto). Pense nisso!

20. Olhe para sua trajetória
Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento
O tráfego está sempre mudando. Portanto, continue sempre procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo, a menos que você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir
Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h, ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda “DO NADA”.

23. Não olhe para o chão – levante sua cabeça
É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminho
A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, ali por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa de “PARE”
Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso pode forçar uma decisão imediata, sob pressão e sem tempo para identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado
Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai ver que cair no meio do trânsito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso!
Se você pesa 50 quilos, por favor não tente rodar por aí em uma estradeira-monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima big trail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego
Acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.

29. Não entre num vício de cruzamentos iguais
Procure placas de “PARE” mesmo depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se você está imaginando que o tráfego vai parar pra você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar
Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom jeito de acabar no meio do mato. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os “desgarrados”.

31. De tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros!

32. Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira. É uma excelente manobra para não bater no carro da frente ou para escapar daquele bueiro sem tampa.

33. Quem colocou uma placa “PARE” no meio dessa subida?
Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem com atenção para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão. Se não era nada, melhor.

35. BUM!!! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz embaixo de você, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use o freio bem leve com a roda boa (traseira ou dianteira) e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira?
Começou a chover. O asfalto apenas umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma forte chuva tropical, e você nunca sabe o quanto ele está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado?
Já dizia o velho ditado: “Quando a cabeça não pensa, o corpo padece”. As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 100 mil.

38. Vista roupas adequadas
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao clima. Se você está com muito frio ou com muito calor ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa
Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda Calipso. A única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido como brinde para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original à direita, e vice-versa. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.

41. Seja suave em baixa velocidade
De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesejáveis transferências de peso e inércia, e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa
As setas dos outros veículos te chamam a atenção porque piscam? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vai alertar o tráfego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances
Ponha outro veículo imaginário entre sua moto e o veículo à frente para evitar que outro veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, pela metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica
Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao seu lado movendo apenas sua atenção, sem mover os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?
Se for um semáforo inteligente, você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele (o sensor tem um campo magnético). Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou de tudo…

46. É mais difícil ver à noite
Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que está ali na frente. Ao anoitecer, troque viseiras escuras pelas transparentes.

47. Não trafegue perto ou ao lado de caminhões
Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar — o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA – ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo por ele.

48. Tire o pânico das paradas de emergência
Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima = pneus CANTAM ligeiramente, mas a roda NÃO TRAVA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados
Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da dirigibilidade. E não use pneus de marcas diferentes ou novo com usado na dianteira e na traseira, isso muda completamente a estabilidade da moto.

50. Respire fundo Conte até 10. OU até 100.
Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h e demorar para chegar é muito melhor que arruinar sua vida e ir para uma cadeira de rodas ou um caixão.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ministro Temporão recomenda sexo para combater a hipertensão?


Devo confessar que esse anúncio, sem a interrogação no final, me atraiu bastante. Se eu não tenho hipertensão agora, não terei jamais, uma vez que sexo é um santo remédio, pensei. Bom, vamos sair do campo das piadinhas e ir direto ao que interessa.
Tive a oportunidade de assitir a um trecho da entrevista do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Jornal da Globo ontem à noite e fiquei chocado com ela. Não com a declaração citada no título, mas com a manipulação descarada da seguinte informação: “Mexa-se, mude seu padrão alimentar, faça sexo com segurança, dance, caminhe, se divirta mais. Vá ao médico para saber se sua pressão é normal”, aconselha Temporão. Você percebeu algo de anormal nesta frase para causar tanto burburinho? Se percebeu, me ajude, pois eu não percebi!
A mídia não cansa de se colocar na posição de baluarte na derrubada do tabu sobre o sexo. Novelas, jornais, programas etc. apreciam falar do sexo como uma coisa natural em todas suas expressões. Porque então dar um valor tão grande a uma simples recomendação do ministro? Quem não sabe que o sexo faz bem a saúde?! Se não como "exercício aeróbico", mas como poderoso desestressante? O Sexo é tão importante e natural quanto qualquer uma das outras recomendações e está mais presente na vida dos brasileiros do que qualquer uma das outras dicas.
Qual o problema então?! Sem dúvidas, os jornalistas também não veem problema nenhum na declaração do ministro. O que fez com que eles manipulassem de uma forma tão escancarada essa notícia foi o simples fato de torná-lá vendável. Nada mais. Mas acredito que tenha faltado um pouco mais de sensibilidade dos editores, pois deram mais importância a essa declaração que a verdadeira notícia: o dia nacional de combate a hipertensão.
Parabéns, ministro Temporão pela feliz declaração que, além de colocar o sexo como uma coisa corriqueira e cotidiana, lembrou de recomendar que ele deve ser feito com segurança.

domingo, 11 de abril de 2010

OS RAPAZES DE LUZIÂNIA-GO


Neste fim de semana chegou ao fim um mistério que intrigou os brasileiros: o sumiço de 6 rapazes na cidade de Luziânia-Go. Depois de muita especulação a Polícia Federal identificou um pedreiro como responsável pelos desaparecimentos. Preso, ele confessou os crimes e indicou onde estavam os corpos dos jovens. O que espanta muita gente é o fato dele ter ficado preso por 4 anos por pedofilia e ter sido solto por bom comportamento 1 semana antes de cometer o primeiro assassinato. Ele abordava e atraía os rapazes oferecendo dinheiro, depois revelava seus interesses sexuais e os matava a pauladas.
A nossa sociedade, que conecta todo o mundo e nos dá a sensação de proximidade das pessoas, fez com que velhos valores e ensinamentos fossem deixados para trás e passassem a ser substituídos por uma busca incansável por dinheiro.
Esse crime revela, não somente o problema na legislação que coloca psicopatas de volta ao convívio social, mas o fato de uma antiga regra, que era ensinada para as crianças desde a mais tenra idade, ter sido esquecida: a de não falar com estranhos.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CONSTATAÇÕES DO TCU


Achei interessantíssima a constatação do TCU (Tibunal de Contas da União). Ele percebeu que, nos ultimos 2 anos, a Bahia recebeu 62% de toda a verba nacional direcionada a prevenção de desastres naturais. Essa verba é repassada pelo Ministério da Integração Nacional que, até a semana passada, estava sob o comando de Geddel Vieira Lima. É por isso que a Bahia tem, tem, tem muito do que se orgulhar...