
Devo confessar que esse anúncio, sem a interrogação no final, me atraiu bastante. Se eu não tenho hipertensão agora, não terei jamais, uma vez que sexo é um santo remédio, pensei. Bom, vamos sair do campo das piadinhas e ir direto ao que interessa.
Tive a oportunidade de assitir a um trecho da entrevista do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Jornal da Globo ontem à noite e fiquei chocado com ela. Não com a declaração citada no título, mas com a manipulação descarada da seguinte informação: “Mexa-se, mude seu padrão alimentar, faça sexo com segurança, dance, caminhe, se divirta mais. Vá ao médico para saber se sua pressão é normal”, aconselha Temporão. Você percebeu algo de anormal nesta frase para causar tanto burburinho? Se percebeu, me ajude, pois eu não percebi!
A mídia não cansa de se colocar na posição de baluarte na derrubada do tabu sobre o sexo. Novelas, jornais, programas etc. apreciam falar do sexo como uma coisa natural em todas suas expressões. Porque então dar um valor tão grande a uma simples recomendação do ministro? Quem não sabe que o sexo faz bem a saúde?! Se não como "exercício aeróbico", mas como poderoso desestressante? O Sexo é tão importante e natural quanto qualquer uma das outras recomendações e está mais presente na vida dos brasileiros do que qualquer uma das outras dicas.
Qual o problema então?! Sem dúvidas, os jornalistas também não veem problema nenhum na declaração do ministro. O que fez com que eles manipulassem de uma forma tão escancarada essa notícia foi o simples fato de torná-lá vendável. Nada mais. Mas acredito que tenha faltado um pouco mais de sensibilidade dos editores, pois deram mais importância a essa declaração que a verdadeira notícia: o dia nacional de combate a hipertensão.
Parabéns, ministro Temporão pela feliz declaração que, além de colocar o sexo como uma coisa corriqueira e cotidiana, lembrou de recomendar que ele deve ser feito com segurança.


