quinta-feira, 18 de março de 2010

O QUE É ARTE?

Esta noite, para mim, foi horrível! Não dormi quase nada pensando numa aula que tive ontem à noite na disciplina de Estética da Comunicação com a professora Élica Paiva. Discutimos, mais uma vez, sobre a arte e seus conceitos. Devo confessar que não tenho absorvido muito deste conteúdo. A professora é uma simpatia, tem conhecimento do assunto, leva um bom material para fazermos análises, mas eu não saio do lugar.
Perdoem meu “ogrismo” mas não vejo muito sentido nesses conceitos de arte. Vimos o seu caráter mimético em relação à natureza nos primeiros estudos sobre o assunto, ainda por Aristóteles e Platão; o caráter religioso e a representação divina, sem a qual, a arte não se concretizava; que ela era a mais pura forma de expressão humana; depois que ela não era produzida pelo intelecto nem pela fantasia; mais tarde que a arte é a representação de um Espírito Absoluto... foram muitos os conceitos, mas ainda não vi funcionalidade neles. Depois de tantas “viagens” percebemos que o Belo pode não ser bonito. Que a arte pode ser feia, apesar de uma de suas peculiaridades ser o fato de agradar aos olhos de quem a contempla...
Dizem que uma das características mais marcantes das obras de arte é seu caráter criador, inovador, vanguardista... mas eu indago: O que há de criador, inovador e vanguardista em um mictório no meio de um museu? Ah!, mas o mictório deixou de ter seu uso funcional e por isso passou a ser arte. - podem rebater. Será que se ele tivesse sido esquecido no meio do museu, depois de uma reforma, por um pedreiro distraído, seria arte? Acredito que não. Estamos acostumados a considerar arte o que nos dizem que é arte. Será que nós, pobres mortais e pouco entendidos no assunto, seriamos capazes de dizer que uma obra de Monet, de Van Gogh, de Rondin, de Tarcila do Amaral são obras primas sem que ninguém já tivesse dito isso antes? Será?! Quem dita esses valores são os grandes críticos de arte. São eles que dizem o que vale e o que não vale e nós embarcamos nessas idéias pré-fabricadas. Os críticos detêm um grande número de obras de autores consagrados em seu acervo e é claro que eles têm todo interesse em valoriza-las no mercado.
Para mim, arte não se define nem se conceitua. Se sente! O que é belo e/ou tocante para mim, pode ser indiferente a outras pessoas. Para se entender uma obra deve-se entender o contexto histórico em que ela foi produzida, é necessário que se tenha um conhecimento prévio para se interpretar. Sem isso ela é uma obra vazia. Simplesmente cores misturadas ou ferros distorcidos, que podem ser interessantes ou bonitas, mas vazia e, assim sendo, não é arte. Portanto, essa questão de ser criadora, vanguardista etc não me diz absolutamente nada porque se eu vejo, toco, sinto, interpreto e me sinto diferente após a contemplação, para mim, estarei diante de uma obra de arte, ainda que não seja prima.

terça-feira, 16 de março de 2010

O Governo Federal começou a veicular suas propagandas de incentivo à votação nas próximas eleições. Chamam atenção para a importância de cada voto, da responsabilidade de um voto errado etc. Mas uma dessas peças publicitárias, ao meu ver, merece atenção especial: o incentivo ao voto dos menores de 18 anos. O que parece uma oportunidade de participação na democracia pode esconder outros interesses. Mas antes disso, vamos analisar outros pontos... Por que, com 16 anos, o jovem não pode ser preso? Por que não pode dirigir?Pare e pense um pouco...Já pensou que se todos os menores infratores fossem presos, a população carcerária iria aumentar exponencialmente e com isso os gastos públicos? Que se o jovem não pode ser responsabilizado, não pode ter nas mãos uma arma como um automóvel? Mas se ele não assume essas responsabilidades, qual é o critério utilizado para poder participar da eleição? É simples! MANIPULAÇÃO. A leitura de mundo dessa fatia da sociedade custuma ser rasa. Seja pela idade, seja pela falta de instrução, seja pelos interesses pessoais... Só existe um grupo mais manipulável do que os adolescentes: os analfabetos, que aliás, também votam.
Portanto, não existe uma preocupação com a cidadania dessas pessoas e, sim, a possibilidade de terem suas mentes "lavadas" em prol de interesses partidários. Por isso, eu falo aos adolescentes que, por ventura, venham a ver essa postagem: se forem votar, que o façam se tiverem certeza de que aqueles que foram escolhidos tenham interesse num bem maior. Mesmo que estejam enganados, pelo menos terão feito o que lhe parecia o melhor e mais sensato para todos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

OS TRAFICANTES E O LOVE

Uma reportagem do ultimo Fantástico me chamou atenção. Vagner Love, jogador do Flamengo, foi filmado participando de uma festa num morro carioca e foi escoltado por traficantes armados. O repórter o indaga sobre o fato dele está participando de uma festa dessas. Para ele, é tudo natural. Mas é claro que é natural! Onde ele nasceu? Onde ele foi criado? De onde é a maioria de suas referências? Love estava, apenas, interagindo com as pessoas que pensam como ele, que vivem como ele viveu um dia, que entendem seu linguajar etc. Se ele tivesse abandonado suas raízes seria criticado por isso. Seria chamado de metido, marrento, dentre outros. Não quero dizer que uma festa organizada por traficantes é uma coisa correta, mas pior ainda é o governo não poder agir nesses lugares. Se as festas existem em seus redutos, a comunidade vai participar mesmo. É assim desde a época em que os bicheiros dominavam o Rio de Janeiro, patrocinavam as escolas de samba e mudaram a cara do carnaval brasileiro.
Mas agora quero perguntar o seguinte: será que Love seria colocado na parede se ele fosse visto andando com políticos corruptos e que roubam milhões da sociedade brasileira? Se tivesse participado de um festival de música clássica com José Roberto Arruda, ele seria malhado?
Como sempre, o simples fato de alguém está na mídia o torna importante. Não acredito que Vagner Love seja formador de opinião. Duvido que alguma criança comece a participar de festa com traficantes porque seu ídolo do futebol também participa. Contextos sociais muito mais relevantes fazem com que crianças e adolescentes participem das Festas do Pó pelo Brasil afora.
Deixem Vagner Love participar da suas festas com seus semelhantes. A única coisa que o diferencia daquela realidade é o fato de ter um salário exorbitante e chegar à favela de carro importado. Deixemos a Sociedade do Espetáculo de lado e vamos nos preocupar com coisas mais relevantes: desarmar esses traficantes. Se eles não tivessem acesso a armas que perfuram carros blindados e derrubam helicópteros, matérias como essa não seriam produzidas.

sábado, 13 de março de 2010

20% de GORJETA

Para abrir os trabalhos,vamos falar de algo que acerta na parte mais sensível do corpo das pessoas: O Bolso!
A Câmara de Deputados acaba de aprovar um projeto que autoriza a cobrança de 20%, nas contas de bares e restaurantes, como taxa de serviços. Os Deputados alegam que a cobrança não é obrigatória, muito menos o pagamento, mas como já podemos imaginar, a maioria dos estabelecimentos irá cobrar essa taxa.
Cerca de 55% do que pagamos no nosso chope ou cerveja é imposto, alem do que está embutido nos mais diversos petiscos com os quais nos deliciamos. Não satisfeitos com essa cobrança absurda, eles resolveram que a nossa boa e velha gorjetinha de 10% vai ser majorada nas contas que forem fechadas depois da 23:00 horas. Será que alguma Comissão Secreta de Preservação da Moral e dos Bons Costumes quer nos afastar de uma das coisas que nos dá mais prazer? Não é possível!!! Na Europa e nos EUA a tarifa é de 15%, no Japão 5%. Já que sempre pegamos esse locais como referência, porque não seguir o Japão, por exemplo?!
Já nos acabamos em nossos trabalhos, comemos o pão que o diabo amassou na mão de chefes autoritários e, muitas vezes, incompetentes, ganhamos pouco, escutamos sugesta de clientes que passam pela mesma situação que nós...é uma agonia, uma consumição, um cozinhar de juízo para depois , no final do dia ou no final da semana, para a grande maioria chegar a redenção... encontrar o nirvana... Uaaaaaaaaau!!! Eis que se apresenta uma loira geladíssima para acalmar os corações já palpitantes e aflitos... aaaaaaaaaaaahhhhhhhhh!!!!
Essa cobrança, apesar da vestimenta de opcional, acaba por coagir o cliente de bares e restaurantes por possui o peso da legalidade. Quando o atendimento é ruim ainda podemos disfarçar e não pagar, mas como escapar de uma cobrança legal num bom atendimento? Sem contar que quem sai bêbado não tem a noção do que está pagando, porque a carteira do bebum também não tem dono.
Na verdade alguns donos de restaurantes e bares, com uma grande influência sobre nossos queridos representantes, fezeram seu lobby e garantiram a cobrança para ajudar nas despesas com funcionários. O interessante é que quem acaba pagando esses funcionários somos nós, porque, muitos estabelecimentos pagam a seus funcionários somente as gorjetas. Eles não têm um salário fixo. Como esses empresários devem ter problemas na Justiça do Trabalho, resolveram pagar a seus associados o salário e horas extras devidas a nossas custas. Aliás, sempre é assim. Carregamos o mundo nas costas.
Vamos acompanhar qual vai ser o comportamento do Senado Federal junto a esse Projeto de Lei. Espero que ele não seja aprovado para que possamos continuar pagando nossos impostos altíssimos sem grandes reclamações e tomando nossa breja gelada e com ela engolir nossos sapos cotidianos como tira-gosto.

quarta-feira, 10 de março de 2010

PRIMEIRO DEVANEIO!

Para falar a verdade, nunca pensei em fazer um blog. Achava perda de tempo e encarava como um diário, como os que se escreve quando os hormônios estão a flor da pele e se precisa de um confidente da mais alta confiança para revelar segredos que são indizíveis. Devem, apenas, ser escritos.
Mas na condição de estudante de Jornalismo, não posso me dar ao luxo de não escrever. E não somente escrever. De opinar. E não somente opinar, mas registrar o que passa nesta minha "pequena" cabeça pensante.
Durante a semana procurarei um tema interessante para "descabaçar" este Blog e começarmos a brincadeira propriamente dita.