terça-feira, 16 de março de 2010

O Governo Federal começou a veicular suas propagandas de incentivo à votação nas próximas eleições. Chamam atenção para a importância de cada voto, da responsabilidade de um voto errado etc. Mas uma dessas peças publicitárias, ao meu ver, merece atenção especial: o incentivo ao voto dos menores de 18 anos. O que parece uma oportunidade de participação na democracia pode esconder outros interesses. Mas antes disso, vamos analisar outros pontos... Por que, com 16 anos, o jovem não pode ser preso? Por que não pode dirigir?Pare e pense um pouco...Já pensou que se todos os menores infratores fossem presos, a população carcerária iria aumentar exponencialmente e com isso os gastos públicos? Que se o jovem não pode ser responsabilizado, não pode ter nas mãos uma arma como um automóvel? Mas se ele não assume essas responsabilidades, qual é o critério utilizado para poder participar da eleição? É simples! MANIPULAÇÃO. A leitura de mundo dessa fatia da sociedade custuma ser rasa. Seja pela idade, seja pela falta de instrução, seja pelos interesses pessoais... Só existe um grupo mais manipulável do que os adolescentes: os analfabetos, que aliás, também votam.
Portanto, não existe uma preocupação com a cidadania dessas pessoas e, sim, a possibilidade de terem suas mentes "lavadas" em prol de interesses partidários. Por isso, eu falo aos adolescentes que, por ventura, venham a ver essa postagem: se forem votar, que o façam se tiverem certeza de que aqueles que foram escolhidos tenham interesse num bem maior. Mesmo que estejam enganados, pelo menos terão feito o que lhe parecia o melhor e mais sensato para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário