terça-feira, 27 de abril de 2010

Ministro Temporão recomenda sexo para combater a hipertensão?


Devo confessar que esse anúncio, sem a interrogação no final, me atraiu bastante. Se eu não tenho hipertensão agora, não terei jamais, uma vez que sexo é um santo remédio, pensei. Bom, vamos sair do campo das piadinhas e ir direto ao que interessa.
Tive a oportunidade de assitir a um trecho da entrevista do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Jornal da Globo ontem à noite e fiquei chocado com ela. Não com a declaração citada no título, mas com a manipulação descarada da seguinte informação: “Mexa-se, mude seu padrão alimentar, faça sexo com segurança, dance, caminhe, se divirta mais. Vá ao médico para saber se sua pressão é normal”, aconselha Temporão. Você percebeu algo de anormal nesta frase para causar tanto burburinho? Se percebeu, me ajude, pois eu não percebi!
A mídia não cansa de se colocar na posição de baluarte na derrubada do tabu sobre o sexo. Novelas, jornais, programas etc. apreciam falar do sexo como uma coisa natural em todas suas expressões. Porque então dar um valor tão grande a uma simples recomendação do ministro? Quem não sabe que o sexo faz bem a saúde?! Se não como "exercício aeróbico", mas como poderoso desestressante? O Sexo é tão importante e natural quanto qualquer uma das outras recomendações e está mais presente na vida dos brasileiros do que qualquer uma das outras dicas.
Qual o problema então?! Sem dúvidas, os jornalistas também não veem problema nenhum na declaração do ministro. O que fez com que eles manipulassem de uma forma tão escancarada essa notícia foi o simples fato de torná-lá vendável. Nada mais. Mas acredito que tenha faltado um pouco mais de sensibilidade dos editores, pois deram mais importância a essa declaração que a verdadeira notícia: o dia nacional de combate a hipertensão.
Parabéns, ministro Temporão pela feliz declaração que, além de colocar o sexo como uma coisa corriqueira e cotidiana, lembrou de recomendar que ele deve ser feito com segurança.

6 comentários:

  1. Não sei se como você, caro colega, consigo parabenizar o ministro. Citar o sexo como recomendável, e no campo das piadinhas. Por que "esqueceu" de citar responsavelmente fatos mais, digamos, de maior relevância. Como, por exemplo, os ligados a esse fator de risco, no tocante ao que deve ser evitado, recomendações (fora o sexo), dentre outros.
    Fica a ressalva de que o sexo se insere na rotina de quem o pratica, não sendo considerado portanto um exercício físico. Não que não seja bom. Então que o pratiquemos. Mas, achei que poderiam ter sido feitas colocações mais apropriadas pelo ministro. Pelo bom-humor dele, pressão boa e sexo idem não é ministro?

    ResponderExcluir
  2. Lai, as palavras do ministro foram: “Mexa-se, mude seu padrão alimentar, faça sexo com segurança, dance, caminhe, se divirta mais. Vá ao médico para saber se sua pressão é normal.”
    Se bem entendi, você entendeu que ele fez piada e não falou de temas mais relevantes. Bom, no meu entendimento ele falou de outras coisas que deveriam ser feitas, além do sexo, e não fez piada. Muito pelo contrário. Quem fez uma piadinha infâme fui eu!!! O que eu procurei questionar foi a forma como a mídia deu atenção ao fato dele tocar no assunto sexo, como se não fosse algo natural na vida e esqueceram de comentar sobre as outras dicas.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a reportagem do fantástico sobre sexo ajudou a esclarecer minhas idéias. A depender da intensidade, ele pode ser um ótimo exercício aeróbico ou um poderoso desestressante. Sem contar que não ouvi ninguem dizer que não pratica sexo... ou seja, comprovou o que eu disse sobre a naturalidade do ato...

    ResponderExcluir
  4. Hum... eu nem sabia da polêmica por causa de uma "transadinha" recomendada pelo ministro.

    E não sei se o ministro tinha que dar conta de um cabedal de possibilidades de falar sobre o sexo... ele selecionou, foi claro, rápido. Não tem problemas para mim.

    "O sexo é da rotina, por isso não é exercício físico..." De onde vem a ressalva, LAI MELO? Então quer dizer que se eu caminho para ir pra feira, para o trabalho, para a padaria, enfim, se eu caminho, e caminhar é uma rotina, a caminhada deixa de ser exercício físico? Eu hein...

    ResponderExcluir
  5. ...rsrsrsrs...como é interessante! As pessoas ouvem e querem executar o que é viável a elas. Mesmo que o Ministro não tenha dito essas tais palavras, tem muita gente se aproveitando disso.
    E viva a saúde, MInistro...hehehehehe...

    ResponderExcluir
  6. SIM, O QUE A PESSOA FAZ NA ROTINA É ATIVIDADE FÍSICA, ALGO REGULAR E FORA DA ROTINA É CONSIDERADO EXERCÍCIO FÍSICO.IR A PADARIA, FEIRA COMO DISSE O THIAGO É ATIVIDADE FÍSICA, SÃO NOMENCLATURAS DIFERENTES! MAS É UM ASSUNTO A SER DEBATIDO...NÃO QUERIA CAUSAR POLÊMICA RS, NÃO ERA A INTENÇÃO, MAS SE O MINISTRO CAUSOU ...RS

    ResponderExcluir