Para abrir os trabalhos,vamos falar de algo que acerta na parte mais sensível do corpo das pessoas: O Bolso!
A Câmara de Deputados acaba de aprovar um projeto que autoriza a cobrança de 20%, nas contas de bares e restaurantes, como taxa de serviços. Os Deputados alegam que a cobrança não é obrigatória, muito menos o pagamento, mas como já podemos imaginar, a maioria dos estabelecimentos irá cobrar essa taxa.
Cerca de 55% do que pagamos no nosso chope ou cerveja é imposto, alem do que está embutido nos mais diversos petiscos com os quais nos deliciamos. Não satisfeitos com essa cobrança absurda, eles resolveram que a nossa boa e velha gorjetinha de 10% vai ser majorada nas contas que forem fechadas depois da 23:00 horas. Será que alguma Comissão Secreta de Preservação da Moral e dos Bons Costumes quer nos afastar de uma das coisas que nos dá mais prazer? Não é possível!!! Na Europa e nos EUA a tarifa é de 15%, no Japão 5%. Já que sempre pegamos esse locais como referência, porque não seguir o Japão, por exemplo?!
Já nos acabamos em nossos trabalhos, comemos o pão que o diabo amassou na mão de chefes autoritários e, muitas vezes, incompetentes, ganhamos pouco, escutamos sugesta de clientes que passam pela mesma situação que nós...é uma agonia, uma consumição, um cozinhar de juízo para depois , no final do dia ou no final da semana, para a grande maioria chegar a redenção... encontrar o nirvana... Uaaaaaaaaau!!! Eis que se apresenta uma loira geladíssima para acalmar os corações já palpitantes e aflitos... aaaaaaaaaaaahhhhhhhhh!!!!
Essa cobrança, apesar da vestimenta de opcional, acaba por coagir o cliente de bares e restaurantes por possui o peso da legalidade. Quando o atendimento é ruim ainda podemos disfarçar e não pagar, mas como escapar de uma cobrança legal num bom atendimento? Sem contar que quem sai bêbado não tem a noção do que está pagando, porque a carteira do bebum também não tem dono.
Na verdade alguns donos de restaurantes e bares, com uma grande influência sobre nossos queridos representantes, fezeram seu lobby e garantiram a cobrança para ajudar nas despesas com funcionários. O interessante é que quem acaba pagando esses funcionários somos nós, porque, muitos estabelecimentos pagam a seus funcionários somente as gorjetas. Eles não têm um salário fixo. Como esses empresários devem ter problemas na Justiça do Trabalho, resolveram pagar a seus associados o salário e horas extras devidas a nossas custas. Aliás, sempre é assim. Carregamos o mundo nas costas.
Vamos acompanhar qual vai ser o comportamento do Senado Federal junto a esse Projeto de Lei. Espero que ele não seja aprovado para que possamos continuar pagando nossos impostos altíssimos sem grandes reclamações e tomando nossa breja gelada e com ela engolir nossos sapos cotidianos como tira-gosto.
sábado, 13 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Gosto muito, dentre outras coisas, do "engolimento de sapos simbólicos" e da ajuda etílica para tal... hehehe
ResponderExcluirUma ressalva, a meu ver, na passagem "Sem contar que quem sai bêbado não tem a noção do que está pagando, porque a carteira do bebum também não tem dono". Você não diz aqui com todas as letras que o bêbado é quem vai sair dirigindo, mas também não diz o contrário. Pode marcar um posicionamento teu contra a "lei seca", ou ainda uma falta que, penso, seja interessante ficar menos obliterada.
é um ponto a ser analisado. é interesante... não foi meu interesse, mas não sou a favor do radicalismo da lei seca, mas isso é um assunto pra outra postagem... rsrsrsrsr
ResponderExcluirvlw pelo comentário...